sábado
TRABALHO DE ARTES
quarta-feira
Trabalho do Samir
ANOREXIA NERVOSA
É muito bom redescobrir as formas do corpo à medida que o ponteiro da balança começa a descer, mas tem gente que, mesmo sem nunca ter sido gorda, alimenta um desejo obsessivo de ficar magérrima.
O problema é que essas pessoas não ficam só na vontade de emagrecer. Elas desenvolvem um tipo de rejeição à comida que as faz perder o controle. Isso é a anorexia nervosa, uma disfunção que pode aparecer sozinha ou em parceria com a bulimia (compulsão pela comida, seguida de culpa que faz a pessoa utilizar métodos de expulsão do que comeu, de seu corpo). |
A rejeição à comida (anorexia, com incidência de 1%) é classificada como um transtorno alimentar e suas vítimas são quase sempre (95% dos casos) mulheres jovens, de 15 a 20 anos, excessivamente preocupadas com a aparência e mais sensíveis às influências dos padrões de beleza em vigor para firmar sua personalidade. A doença também ataca mulheres na faixa dos 30 e raramente as acima dos 40. Porém não quer dizer que a adolescente que adora estar na moda esteja sujeita a manifestar o problema.
Um dos primeiros sintomas é a perda da noção que a pessoa tem da sua imagem corporal, mesmo magra ela se vê gorda, acredita que precisa emagrecer ainda mais, e que o melhor jeito é parar de comer. Normalmente essas mulheres não acreditam que este medo de engordar possa ser sinal de alguma disfunção. A prática mostra que uma das partes mais difíceis do atendimento para tratar a anorexia nervosa é convencer a pessoa de que ela está doente.
Normalmente, essas pessoas só são levadas à tratamento quando a anorexia já está em nível elevado, ou seja, quando os sinais já são perceptíveis, quando o emagrecimento já é exagerado, aí é que os parentes (pois a pessoa não se vê tão magra) ou amigos próximos percebem que já ultrapassou o limite do normal.
A família sempre deve insistir no tratamento mesmo que a doente queira parar. O atendimento especializado é a única saída para controlar o problema antes que o corpo exija atendimento médico por causa de uma emergência.
Sem tratamentos, a anorexia nervosa:
- Desgasta emocionalmente.
- Debilita os órgãos.
- Provoca distúrbios associados à desnutrição.
- Lesa o aparelho digestivo quando há vômitos constantes.
- Provoca arritmias cardíacas.
Nas adolescentes, os principais sinais da anorexia são o enfraquecimento, a perda de peso visível e a ausência de menstruação.
CANCER DE ESTOMAGO
O câncer de estômago é o crescimento desordenado de células anormais no revestimento do estômago. Embora a incidência dos tumores gástricos tenha reduzido de uma maneira contínua e regular nas últimas décadas, eles constituem o segundo tumor maligno mais freqüente no mundo todo. O número das pessoas que desenvolvem câncer de estômago é particularmente alto no Japão, Chile, Costa Rica, Leste Europeu, algumas regiões da antiga União Soviética, América do Sul e América Central. É a principal causa de morte por câncer em muitos destes países. Nos paises ocidentais desenvolvidos o número de casos de câncer de estômago diagnosticado todos os anos caiu 75% desde 1930.
Os sintomas aparecem geralmente nas fases mais avançadas. Antes disso pode passar desapercebido pelo paciente, dificultando diagnóstico. Por isso, a expectativa normalmente é ruim para o câncer de estômago. A maioria das pessoas que são diagnosticadas com câncer de estômago está acima dos 60 anos de idade e em fase avançada. A doença raramente acontece antes dos 50, e é mais comum em homens que em mulheres.
Vários fatores aumentam o risco de câncer de estômago, dentre eles:
Dieta: Uma dieta rica em alimentos conservados em salmoura, defumados, salgados ou enlatados. Hoje em dia, o uso mais difundido da refrigeração e a melhora dos métodos de conservação de alimentos têm sido associados à diminuição deste fator de risco;
Alcoolismo;
Fumo: Acarreta um risco de 1,5 a 3 vezes maior nos fumantes de desenvolver um tumor de estômago em relação à população geral;
História de problemas estomacais crônicos como gastrites;
Gastrectomia Prévia: Antecedentes de cirurgia de estômago (chamada Billroth II) empregada no tratamento de úlcera péptica aumentam o risco de aparecer o tumor no local da sutura (emenda) cirúrgica após 15 a 20 anos;
Consangüinidade: Ter parentes que foram diagnosticados com câncer de estômago parece aumentar a incidência desse tumor;
Grupo Sangüíneo: Pessoas do grupo sangüíneo A têm ligeira maior incidência que a população em geral (aprox. 10 a 20%);
Helicobacter pylori: A presença desta bactéria na superfície do estômago, causando uma infecção crônica (gastrite) aumenta o risco futuro de tumor gástrico.
Mais de 90 por cento dos tumores malignos do estômago são adenocarcinomas e 10 por cento são linfomas. O diagnóstico diferencial entre o adenocarcinoma e o linfoma gástrico é essencial pois o prognóstico e o tratamento desses tumores são completamente diferentes.
Conclusão
Anorexia nervosa é quando uma pessoa acha que esta gorda mas esta magra ela se olha no espelho e se acha gorda, e assim ela ficam sem comer atrofiando os orgãos, e tâmbem com muitos vomitos ela estraga o aparelho digestivo,mas tem tratamento. O tumor de estomago é um tumor que so é descoberto na fase avançada, muitos fatores ajudam no almento de chance de pegar um tumor estomacal o sangue se for A, dietas rigorosas,fumar,ter parentes com cancer.
fonte:http://www.afh.bio.br/digest/digest5.asp
http.//www.policlin.com.br/drpolin111/